Formada em Nutrição, com experiência na area produtiva e gerenciamento da qualidade e segurança dos alimentos, busco levar ao meu publico, nutrição e saúde de forma clara, simples e segura.

Capim Cidreira/ Capim limão/ Capim Santo

capim cidreira consiste em uma das plantas mais consumidas (e conhecidas) no Brasil, sendo sinônimo de relaxamento e noites de sono revigorante devido suas substancias naturalmente calmantes, relaxantes e sedativas.

Por ter importante potencial fitoterapêutico, a Erva Cidreira/Capim Cidreira ( Cymbopogon citratus Stapf) é uma planta de grande interesse médico, visto sua grande quantidade de compostos fenólicos que desempenham uma série de benefícios à saúde a planta é utilizada para tratar problemas digestivos, hipertensão e para melhorar a qualidade do sono, ela apresenta propriedades calmante, diurética, analgésica, antimicrobiana, cicatrizante, anti-inflamatória e alivio as dores de cabeça. As ações terapêuticas do Capim Santo/Cidreira são produzidas, a partir do citral, composto presente no óleo essencial desta planta(Pereira et al, 2018).

O Citral e os minerais contidos nela auxiliam na inibição da absorção de gordura por esse motivo é uma aliada no emagrecimento. Suas substancias com ação antioxidantes também são benéficas contra os radicais livres (Oliveira et. al, 2019).

O capim cidreira ajuda na imunidade a combinação de vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6 e C) e minerais (potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, ferro, cobre e zinco) é perfeita para aumentar as defesas naturais do organismo, tornando-o resistente a inúmeras doenças.

Com suas propriedades diurética contribui para diminuir inchaços, favorecendo o funcionamento do fígado e dos rins e também as taxas de ácido úrico, por vez contribui para a não formação de cálculos renais.

Segundo Ferreira et al. (2014), flavonoides possui uma ação anti-inflamatória, como no controle da esteatose hepática (cirrose), nas infecções intestinais, e no auxílio à cicatrização da pele. Outros estudos relatam que no organismo humano, os flavonoides são capazes de atuar como auxiliadores do funcionamento do fígado, como ação antialérgica e auxiliam no controle da hiperglicemia. Porém ainda não se tem estudos de limites ou quantidades recomendadas, portanto seu consumo deve ser feito com moderação e combinado com hábitos de alimentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *